• 8 de fevereiro de 2026

Socialista António Seguro derrota candidato da extrema direita e vence eleição presidencial em Portugal

O candidato socialista moderado António José Seguro venceu o segundo turno da eleição presidencial em Portugal, realizado neste domingo, de maneira contundente, com 99% das urnas apuradas. Segundo os números, Seguro recebeu quase 67% votos válidos, contra 33% de André Ventura, líder do partido de extrema direita Chega, hoje a segunda força política do país. A abstenção de quase 50% foi outra protagonista da votação.

“Os vencedores da noite são os portugueses e a democracia. Os portugueses por terem, em condições muito adversas, superado mais um desafio”, afirmou Seguro no discurso da vitória, em Lisboa, no qual se referiu às tempestades que causaram estragos e mortes no país nas últimas semanas. “Precisamos de um país preparado, não de um país ao improviso face aos fenômenos atmosféricos que serão mais frequentes”, completou.

Ao se referir a Ventura, que havia reconhecido a derrota pouco antes, disse que “todos os que concorreram comigo merecem o meu respeito”, que e ” partir desta noite deixamos de ser adversários” para “partilhar a luta por um Portugal mais desenvolvido e mais justo”.

“Lembro-me que a política pode ser serviço e mudar vidas. Que as pessoas merecem sempre mais. Continuo a pensar igual, sou um de vocês”, afirmou.
Os números confirmam o favoritismo de Seguro, que no primeiro turno terminou com 31,1% dos votos e foi bem-sucedido ao angariar apoios desde a esquerda até partes da direita moderada no segundo. A lista de aliados, contudo, não incluiu o primeiro-ministro, Luís Montenegro, que no mês passado afirmou que não apoiaria nenhum candidato.

“Esta vitória é de todos os democratas, dos direitos constitucionais. Dois terços do país quiseram que não fosse alguém que não prezasse a constituição a ser presidente”, afirmou o secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, destacando que “a vitória vai da esquerda do PS, ao centro e à direita democrática”.

Líder da Juventude Socialista nos anos 1990, quando se aproximou do ex-premier e hoje secretário-geral da ONU, António Guterres, Seguro se elegeu deputado nacional e posteriormente eurodeputado na lista encabeçada por Mário Soares, no final do século passado. No Partido Socialista, chegou a disputar a liderança da sigla, na década de 2010, mas foi derrotado por António Costa (que se tornaria premier) nas primárias e abandonou temporariamente a vida pública.

Em 2024, começou a ventilar uma candidatura à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa, confirmada meses depois, e agora consagrada com a vitória no segundo turno. Caso se confirmem as projeções, será o melhor resultado de um candidato à Presidência desde 1991, quando Mário Soares foi eleito para seu segundo mandato com 70,35%. Embora seu percentual tenha sido menor do que o da eleição de Soares, Seguro recebeu a maior votação presidencial já registrada, quase 3,5 milhões de votos.

O papel do chefe de Estado português seja principalmente simbólico, mas ele atua como árbitro em momentos de crise e tem o poder de dissolver o Parlamento para convocar eleições legislativas antecipadas.

Do outro lado estava André Ventura, líder do Chega, que confirmou a força da extrema direita em Portugal, também presente nas últimas eleições legislativas, com 34% dos votos válidos. Na campanha, o discurso anti-imigração foi sua principal bandeira, e rendeu o apoio até de comunidades de estrangeiros, como parte dos brasileiros que vivem no país.

“Tivemos o melhor resultado da nossa história”, disse Ventura, nas primeiras declarações após a derrota. “Quando o povo fala, o povo é soberano. Se o povo escolheu António José Seguro, é ele que será presidente. E eu espero que ele seja um bom presidente, porque o país precisa”.

Relacionadas

Trump diz que viu ‘apenas o início’ de vídeo racista com Barack e Michelle Obama e que não se desculpará

Trump diz que viu ‘apenas o início’ de vídeo…

Nas primeiras declarações após a publicação em suas redes sociais de um vídeo racista retratando o ex-presidente dos EUA Barack Obama…
Vírus Nipah: tudo o que se sabe até agora sobre o microrganismo letal

Vírus Nipah: tudo o que se sabe até agora…

Um surto do vírus letal Nipah no estado de Bengala Ocidental tem deixado a Índia em alerta após a confirmação de…
Agentes do ICE matam americano durante protesto em Minneapolis, nos EUA

Agentes do ICE matam americano durante protesto em Minneapolis,…

Um homem baleado por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) morreu neste sábado (24) em…