• 6 de fevereiro de 2026

Exame prático do Detran poderá ser feito com veículos próprios a partir desta sexta-feira

Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) publicou nesta sexta-feira (06) uma Portaria que autoriza candidatos à CNH a realizarem a prova de direção utilizando veículos particulares ou de autoescolas, assim ampliando as alternativas para quem vai fazer o exame. A medida já está em vigor e faz parte da adequação ao programa CNH do Brasil, do Governo Federal.

A portaria estabelece que os exames poderão ser realizados em veículos de transmissão manual ou automática. A frota oficial do Detran segue disponível para os testes. Apesar da liberação, a normativa reforça que o candidato não pode conduzir o veículo até o local de prova sem estar habilitado, devendo o deslocamento ser feito por um condutor habilitado.

A diretora de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos do Detran, Ana Carolina Sampaio, também ressaltou que aqueles que desejarem utilizar um veículo externo precisarão solicitar a autorização com antecedência e apresentar a documentação exigida.

Para o Detran, a publicação da portaria amplia as possibilidades de realização do exame e mantém os critérios de segurança, fiscalização e transparência adotados em todo o processo. 

Relacionadas

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha será apurada pelo Ministério Público

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha…

A conduta do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, no caso da investigação de maus-tratos ao cão comunitário Orelha, é alvo…
Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

A família do paraense Wesley Adriano Silva, conhecido como “SGT Índio”, confirmou nesta terça-feira (10) sua morte em combate na guerra…
MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua em Belém e pede multa de R$ 354 mil contra a Prefeitura

MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua…

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal a aplicação de multas que, somadas, ultrapassam R$ 354 mil contra o…