• 6 de fevereiro de 2026

Servidores do Samu, da Educação, Saúde e Assistência Social protestam em duas avenidas de Belém nesta sexta, 6

Servidores municipais da saúde de Belém realizaram, na manhã desta sexta-feira (6), um ato unificado em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na avenida José Malcher, no bairro de São Brás. Os servidores reivindicam a revogação da Lei Municipal nº 10.266/2026, que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Em outra frente de protesto, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) bloquearam a avenida Almirante Barroso. O protesto faz parte da greve da categoria, iniciada na quinta, 5. O ato público unificado contra a Lei Municipal nº 10.266/2026, que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

De acordo com os manifestantes, cerca de 70% dos servidores do Samu aderiram à paralisação. Durante o ato, ambulâncias foram posicionadas na via, bloqueando o trânsito por volta das 11h30.

Os servidores afirmam que a nova legislação retira direitos históricos, altera o PCCR e precariza o serviço público municipal, a Prefeitura de Belém não se pronunciou sobre os protestos.

Relacionadas

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha será apurada pelo Ministério Público

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha…

A conduta do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, no caso da investigação de maus-tratos ao cão comunitário Orelha, é alvo…
Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

A família do paraense Wesley Adriano Silva, conhecido como “SGT Índio”, confirmou nesta terça-feira (10) sua morte em combate na guerra…
MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua em Belém e pede multa de R$ 354 mil contra a Prefeitura

MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua…

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal a aplicação de multas que, somadas, ultrapassam R$ 354 mil contra o…