• 5 de fevereiro de 2026

Clube do Remo celebra 121 anos de resistência, fé e glórias no futebol paraense

Reprodução/Redes Sociais

O Clube do Remo celebra 121 anos de existência neste dia 5 de fevereiro, data que remete à sua fundação em 1905 na capital paraense. A instituição surgiu originalmente como Grupo do Remo e tinha suas atividades voltadas exclusivamente para as competições de náutica. Com o passar das décadas, a agremiação diversificou sua atuação e se tornou uma das principais referências do futebol na região Norte.

Dentro das quatro linhas, a hegemonia azulina é comprovada pelos 48 títulos estaduais e pelo histórico tabu de 33 jogos de invencibilidade contra seu maior rival. A galeria de troféus também destaca conquistas de peso nacional e regional, como o Brasileirão da Série C de 2005 e a Copa Verde de 2021.

A força das arquibancadas é um diferencial histórico, evidenciada pela maior média de público de todas as divisões nacionais obtida no ano de 2005. Esse apoio massivo da torcida “Fenômeno Azul” reflete a paixão que coloca o clube em patamares de audiência superiores aos de grandes equipes do eixo Sul-Sudeste.

Momentos icônicos, como a passagem de Pelé com a camisa azulina em 1965 e a artilharia pesada de Dadinho, ajudaram a pavimentar a fama internacional do Leão. O recorde de 163 gols do atacante e a sétima colocação na elite do futebol brasileiro em 1993 permanecem como marcas difíceis de serem superadas no Norte.

A transição do antigo Grupo do Remo para a estrutura atual envolveu a superação de uma grave crise financeira que quase extinguiu a agremiação em 1908. A reorganização definitiva ocorreu com a adoção do nome atual em 1914 e a inauguração do histórico estádio Baenão três anos depois.

Hoje, o Leão inicia um novo ciclo, agora na elite do campeonato brasileiro após um longo hiato de 32 anos, e reafirma sua importância para o futebol no cenário nacional. Impulsionado por dois acessos consecutivos e por uma torcida que transformou arquibancadas em santuários de fé, o time azulino retoma seu lugar de direito sob os holofotes do país inteiro.

Relacionadas

Thalyson celebra estreia pelo Paysandu no Re-Pa: ‘Fruto do meu trabalho’

Thalyson celebra estreia pelo Paysandu no Re-Pa: ‘Fruto do…

O atacante Thalyson, de 19 anos, do Paysandu, estreou como profissional com a camisa bicolor no último domingo (8), em um…
Remo apresenta oficialmente Vitor Bueno e Braian Cufré

Remo apresenta oficialmente Vitor Bueno e Braian Cufré

O Clube do Remo apresentou oficialmente dois reforços para o restante da temporada. Trata-se do meia Vitor Bueno, de 31 anos,…
Remo e Atlético Mineiro se reencontram pelo Brasileiro após 20 anos

Remo e Atlético Mineiro se reencontram pelo Brasileiro após…

A partir das 20h desta quarta-feira (11), Remo e Atlético Mineiro se enfrentam pela terceira rodada do Brasileirão 2026. A partida…