• 3 de fevereiro de 2026

Após Temporal, Prefeitura de Belém intensifica limpeza de canais e bueiros

Reprodução: Agência Belém

Com a intensificação das chuvas do inverno amazônico e a influência da maré alta, a Prefeitura de Belém tem reforçado os serviços de limpeza e desobstrução de canais e bueiros em diversos pontos da cidade. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e buscam reduzir alagamentos e melhorar o escoamento das águas pluviais.

Durante a forte chuva registrada nesta semana, quando Belém acumulou 63 milímetros de precipitação em apenas uma hora, o maior volume dos últimos cinco meses, o trabalho das equipes coincidiu com maré alta de 3,36 metros. Diante do cenário, a Sezel atuou de forma emergencial em pontos críticos historicamente alagáveis, utilizando hidrojateamento e limpeza manual.

Por meio da Operação Inverno, mais de 100 trabalhadores estão atuando diretamente dentro dos canais, com apoio de maquinário pesado. Um dos principais reforços anunciados nesta fase é a triplicação da frota de caminhões hidrojato, ampliando a capacidade de desobstrução da rede de drenagem urbana da capital.

O prefeito Igor Normando acompanhou os serviços e destacou a importância da atuação preventiva e emergencial neste período. Segundo ele, grande parte das obstruções é causada pelo descarte irregular de resíduos. “Nós passamos a madrugada nos pontos de alagamento realizando a desobstrução dos canais e dos bueiros, que infelizmente estavam obstruídos por muito lixo doméstico e entulho. Retiramos geladeiras, pneus e outros resíduos. Também triplicamos as equipes neste período de inverno para enfrentar de forma mais efetiva o problema dos alagamentos em Belém”, afirmou.

Desde o início da atual gestão, a prefeitura informa que mais de 40 quilômetros de canais já passaram por limpeza manual e que mais de 10 mil bocas de lobo e poços de visita foram desobstruídos em diversos bairros. Paralelamente, um grupo técnico elabora projetos específicos para áreas críticas, buscando soluções estruturais e definitivas, já que, em alguns pontos, apenas a limpeza não é suficiente para evitar alagamentos.

A gestão municipal reforça que o descarte irregular de lixo e entulho é um dos principais fatores que comprometem a drenagem urbana. A Guarda Municipal de Belém (GMB) já prendeu mais de 80 pessoas por esse tipo de prática. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 153.

Como alternativas para o descarte correto, a prefeitura disponibiliza ecopontos, ações permanentes de educação ambiental e iniciativas como o hub de reciclagem, que permite a troca de resíduos por Pix, incentivando a destinação adequada e contribuindo para a redução dos alagamentos na capital.

Relacionadas

Denúncias de violência contra a mulher sobem 20% no Pará e pressionam pacto entre poderes para conter o feminicídio

Denúncias de violência contra a mulher sobem 20% no…

Está marcada para a próxima quarta-feira, 4, a assinatura do novo Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, uma iniciativa estratégica que…
Senado aprova programa que garante gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda

Senado aprova programa que garante gás de cozinha gratuito…

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a criação de uma nova política pública que garante botijão de gás gratuito ou…
Comunidades de Bujaru e Acará debatem possível aterro que pode receber lixo da Grande Belém

Comunidades de Bujaru e Acará debatem possível aterro que…

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) convocou uma reunião com comunidades rurais de Bujaru e Acará para discutir os…