- 3 de fevereiro de 2026
Golfinho-listrado é encontrado morto na praia do Ariramba, em Mosqueiro
Um golfinho foi encontrado morto na praia do Ariramba, em Mosqueiro, distrito de Belém, na segunda-feira (2). O animal pertence à espécie stenella coeruleoalba, conhecida como golfinho-listrado, que costuma viver em alto-mar e não é comum na região.
Equipes do Instituto Bicho D’água e da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do campus de Castanhal, foram chamadas para atender a ocorrência. Os profissionais realizaram exames no animal, e a causa da morte ainda está sendo investigada.
Segundo os técnicos, este foi o primeiro registro de um golfinho-listrado encalhado no Pará. A espécie vive, geralmente, em águas profundas, longe da costa, o que explica a raridade desse tipo de ocorrência em praias como as de Mosqueiro.
A região tem águas estuarinas, formadas pela mistura de água doce dos rios com a água salgada do mar. Apesar de não ser o ambiente ideal para o golfinho-listrado, especialistas explicam que a presença do animal é possível, já que o litoral paraense faz parte da área onde a espécie pode circular.
O Instituto Bicho D’água realiza o monitoramento de golfinhos e outros mamíferos marinhos por meio de um projeto ambiental ligado ao licenciamento do Ibama para pesquisas na Margem Equatorial Brasileira. De acordo com os especialistas, acompanhar casos como esse ajuda a entender melhor a saúde do mar e os impactos das ações humanas sobre os animais marinhos.