• 30 de janeiro de 2026

Listão dos aprovados da UEPA: três mulheres lideram classificação geral em Medicina

Reprodução: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)

O listão dos aprovados da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi divulgado na manhã desta sexta-feira (30). Os nomes dos candidatos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar geral já foram anunciados pelo reitor Clay Chagas e têm um destaque em comum: as três primeiras colocações são ocupadas por mulheres aprovadas no curso de Medicina.

A primeira colocada geral é Camille Azevedo Vaz, que alcançou 923 pontos, aprovada em Medicina no campus de Belém. Em segundo lugar aparece Sofia Farias Cerceau, classificada para Medicina em Marabá, seguida por Ingrid Rebeca de Morais Soares, terceira colocada geral, também aprovada em Medicina em Belém.

A lista completa de aprovados está disponível no site oficial da Uepa (CLIQUE AQUI)

Ao todo, os candidatos concorrem a 3.770 vagas nos cursos de graduação da Uepa, além de 98 vagas adicionais destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). A classificação do Processo Seletivo 2026 (Prosel 2026) é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Além do Prosel, a universidade divulga também nesta sexta-feira os resultados dos Processos Seletivos para os cursos de Licenciatura em Letras-Libras, Licenciatura em Música e do Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas, cujas provas foram aplicadas pela própria instituição no fim de 2025. Com esses certames, a Uepa oferta um total de 4.252 vagas nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia, distribuídas em 23 campi localizados em 19 municípios paraenses.

O Processo Seletivo para Licenciatura em Letras-Libras, com turmas em Belém, é voltado a pessoas surdas, pessoas com deficiência auditiva e ouvintes com conhecimento básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já o curso de Licenciatura em Música terá novos estudantes nos campi de Belém, Santarém, Bragança e Marabá.

No caso do Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas, a Uepa destina uma vaga para indígenas e uma para quilombolas em cada um dos 104 cursos da instituição, ampliando o acesso ao ensino superior público para candidatos que concluíram o Ensino Médio, mas não realizaram o Enem no ano anterior.

Em Belém, a recepção dos novos calouros será realizada no espaço da reitoria, na rua do Una, nº 156, com banho de cheiro de boas-vindas, apresentação do DJ MeGusta e participação da Carreta Furacão. Além da capital, os campi de Santarém, Marabá, Cametá, Vigia e Ananindeua também promovem a divulgação do listão e abrem as portas para a comemoração dos aprovados.

Cursos mais concorridos

Entre os cursos mais disputados da Uepa em 2026, considerando a relação candidato/vaga, destacam-se:

  • Biomedicina (Belém): 69,52 candidatos por vaga;
  • Fisioterapia (Belém): 65,90 candidatos por vaga;
  • Medicina (Belém): 62,24 candidatos por vaga;

Confira o listão dos aprovados abaixo:

Relacionadas

Após Temporal, Prefeitura de Belém intensifica limpeza de canais e bueiros

Após Temporal, Prefeitura de Belém intensifica limpeza de canais…

Com a intensificação das chuvas do inverno amazônico e a influência da maré alta, a Prefeitura de Belém tem reforçado os…
Denúncias de violência contra a mulher sobem 20% no Pará e pressionam pacto entre poderes para conter o feminicídio

Denúncias de violência contra a mulher sobem 20% no…

Está marcada para a próxima quarta-feira, 4, a assinatura do novo Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, uma iniciativa estratégica que…
Senado aprova programa que garante gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda

Senado aprova programa que garante gás de cozinha gratuito…

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a criação de uma nova política pública que garante botijão de gás gratuito ou…