• 22 de janeiro de 2026

Funcionário de associação indígena é alvo de tentativa de homicídio na Terra Apyterewa

Reprodução / Redes Sociais

Um trabalhador ligado à Associação Indígena Tato’a, do povo Parakanã, escapou com vida após sofrer um ataque armado dentro da Terra Indígena Apyterewa, no sudeste do Pará, no final da tarde de quarta-feira (21). Ele ficou ferido e conseguiu buscar socorro após fugir do local.

Segundo informações repassadas por indígenas da região, o homem conduzia um veículo da associação quando retornava de uma base de apoio, depois de transportar famílias de uma comunidade indígena. No trajeto, o carro foi alvo de diversos disparos, cerca de 15 tiros, e acabou completamente inutilizado.

Há suspeita de que a ação tenha sido planejada. Moradores relatam que integrantes do povo Parakanã vinham recebendo ameaças nos dias anteriores, indicando a possibilidade de um ataque com armas de fogo.

Após o veículo ser atingido, o motorista abandonou o carro e correu pela área de mata até chegar a uma aldeia, onde conseguiu ajuda. O episódio foi comunicado a instituições responsáveis pela segurança e proteção do território.

Mesmo após ações do governo federal para retirada de invasores, a Terra Indígena Apyterewa segue marcada por conflitos, invasões constantes e episódios de violência. Em dezembro de 2025, durante uma operação no local, um vaqueiro contratado pelo Ibama foi morto a tiros. Considerada uma das áreas indígenas mais pressionadas da Amazônia, a Apyterewa, onde vive o povo Parakanã, também carrega um histórico grave de degradação ambiental e liderou por quatro anos seguidos o ranking de desmatamento entre terras indígenas no Brasil, com perda de floresta superior à área da cidade de Fortaleza, segundo o Imazon.

A Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (FEPIPA) lamentou o ocorrido e cobrou a responsabilização dos criminosos envolvidos no ataque. “O ataque constitui tentativa de homicídio e configura grave violação à integridade física aos Parakanã e seus colaboradores, além de evidenciar o agravamento do ambiente de risco enfrentado na fase de pós-desintrusão. A Associação Indígena Tato’a cobra com veemência pela responsabilização dos autores e adoção de medidas urgentes de proteção ao território e às pessoas sob ameaça”, declarou em uma rede social.

Relacionadas

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…
Chuva forte deixa Belém cinza, provoca alagamentos e trava o trânsito

Chuva forte deixa Belém cinza, provoca alagamentos e trava…

Belém foi atingida por um forte temporal na tarde desta terça-feira (27), provocando não só alagamentos mas também diversos transtornos em…
Brasil tem 4 indicações no BAFTA, o ‘Oscar Britânico’; confira

Brasil tem 4 indicações no BAFTA, o ‘Oscar Britânico’;…

Em clima de Oscar, o Brasil tem muito a comemorar: duas produções nacionais foram indicadas ao BAFTA 2026, considerado o “Oscar…