• 17 de janeiro de 2026

Belém registra queda em casos de HIV/Aids pela primeira vez em dois anos

Bruno Cecim/Agência Pará

Pela primeira vez em dois anos, Belém registrou queda nos casos de HIV/Aids. Em 2023 e 2024, o número de diagnósticos se manteve estável, com 1.803 registros ao ano. Já em 2025, esse número caiu para 1.671.

Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, também indicam o perfil dos casos registrados em 2025. A predominância é do sexo masculino, com 1.241 casos. Já as mulheres tiveram 428 registros, enquanto 1 caso não teve o sexo informado. O bairro com a maior concentração de casos é o Guamá, com 135 ocorrências, seguido da Pedreira, com 86. A faixa etária predominante é entre 25 e 29 anos.

Em Belém, a população tem acesso gratuito a testes rápidos, kits de proteção sexual com preservativos e lubrificantes, além de medicamentos como PEP e PrEP. Os serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e na Casa Dia.

Pessoas que já foram diagnosticadas devem realizar acompanhamento. Na Casa Dia, o público pode obter tratamento, acompanhamento e assistência a quem vive com o vírus HIV, com oferta de consultas, exames e medicamentos, além de amparo psicológico.

Relacionadas