• 13 de janeiro de 2026

Lula anuncia chefe do jurídico da Petrobras para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Lewandowski

Reprodução / O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu nesta terça-feira que o atual advogado-geral da Petrobras, Wellington Cesar Lima e Silva, será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O convite foi formalizado em uma reunião durante a tarde.

Wellington já vinha sendo tratado como favorito para o cargo entre os auxiliares do presidente desde a semana passada. Nesta terça-feira, o advogado-geral da Petrobras, que estava no Rio, foi chamado por Lula para ir a Brasília. O novo ministro assumirá o lugar de Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na última sexta-feira, após desgaste com colegas do governo, principalmente o chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Em nota oficial divulgada pela Presidência da República, o Planalto afirmou que a nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira e destacou a trajetória profissional e pública do novo ministro. Leia a íntegra:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou Wellington César Lima e Silva para assumir o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, em substituição ao ex-ministro Ricardo Lewandowski. O convite aconteceu durante encontro no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira, 13 de janeiro, com a presença do ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto. A nomeação de Wellington será publicada em edição extra do Diário Oficial da União de hoje. Atual advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva é ex-secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República da atual gestão. Foi ministro da Justiça no Governo Dilma Rousseff, procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia e procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos. Possui Mestrado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes/RJ e integralizou os créditos do Doutorado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha/Espanha), tendo atuado como professor de Direito Penal em cursos de Graduação e Pós-Graduação.”

No cargo, o novo ministro terá como desafio lidar com as questões relativas à segurança pública, um tema que deve ser explorado durante a disputa eleitoral deste ano. Pesquisas de opinião têm mostrado aumento da preocupação da população com o assunto nos últimos meses.

Lula decidiu não dividir, no momento, o Ministério da Justiça e criar uma pasta para cuidar especificamente da segurança pública. A avaliação foi que sem a aprovação da PEC que tramita no Congresso o novo ministério se tornaria inócuo. A divisão pode ocorrer ainda neste mandato, segundo a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), se a proposta passar na Câmara e no Senado.

O principal ponto que pesou para Wellington ficar com o cargo foi a sua proximidade com Lula. Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, ele foi secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, posto responsável por todos os decretos, portarias e leis publicados pelo governo. Na função, despachava quase diariamente com o presidente.

O novo ministro já comandou a pasta da Justiça. Mas a sua passagem pelo cargo em 2016 durou apenas 11 dias. Depois de ser nomeado pela então presidente Dilma Rousseff, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que ele precisaria abandonar a carreira no Ministério Público da Bahia, o que ele se recusou a fazer, para poder assumir o posto. Agora, Wellington já está aposentado e não enfrenta essa restrição.

Wellington fez carreira no Ministério Público da Bahia. Quando era governador do estado, o atual líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o indicou por duas vezes para o cargo de procurador-geral de Justiça. Ele tem também boa relação com Rui Costa.

Com informações de O Globo

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…