- 3 de janeiro de 2026
Paraense está entre as vítimas fatais de acidente entre caminhão e ônibus na BR-116, no Rio Grande do Sul
Um acidente de grandes proporções registrado na manhã da última sexta-feira (2) na BR-116, em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, deixou 11 pessoas mortas, entre elas uma paraense. A vítima foi identificada como Jaqueline dos Santos Duarte, de 47 anos, nascida em Santarém, no oeste Pará. Ela estava em um ônibus intermunicipal acompanhada da filha, Rita de Cássia, quando houve a colisão com um caminhão.
A Prefeitura de São Lourenço do Sul confirmou a identidade das vítimas e informou que todas as mortes ocorreram entre os ocupantes do ônibus. Entre os mortos estão o motorista, o cobrador e nove passageiros. O coletivo se envolveu em uma batida frontal com um caminhão que transportava areia.
Segundo informações, Jaqueline deixou Santarém em 2020 e passou a morar em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Professora, a vitima já integrou a Secretaria Municipal de Educação, ainda no Pará. No momento do acidente, Jaqueline viajava com a filha para passar alguns dias de férias em outra cidade da região sul do estado; Rita de Cássia ficou ferida, mas sobreviveu.
O corpo de Jaqueline foi reconhecido pela filha na manhã deste sábado (3), no Instituto Médico Legal (IML) de Pelotas. Após a liberação, o corpo será levado para Santarém, onde ocorrerá o sepultamento.
Sobre o acidente
De acordo com a Ecovias Sul, concessionária responsável pela administração da BR-116, a ocorrência foi registrada por volta das 11h20, no quilômetro 491 da rodovia, no sentido Camaquã. A empresa informou que o caminhão invadiu a contramão depois que o motorista foi surpreendido por um congestionamento, colidindo frontalmente com o ônibus.
Com a força do impacto, parte da carga de areia foi projetada para dentro do coletivo, atingindo os passageiros e agravando a gravidade do acidente. As equipes de resgate atuaram no local por cerca de cinco horas, e os trabalhos foram concluídos por volta das 16h38.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que 11 pessoas foram resgatadas com vida do ônibus. Entre os mortos estão o motorista e o cobrador do coletivo, além de nove passageiros. O motorista do caminhão sofreu apenas ferimentos leves, recebeu atendimento médico e teve alta ainda na sexta-feira.