- 9 de dezembro de 2025
Parazão 2026 tem grupos e confrontos definidos; confira a tabela
A Federação Paraense de Futebol (FPF) realizou o Congresso Técnico que definiu os grupos do Parazão 2026 nesta terça-feira (9), em Icoaraci. O caminho para a conquista da Estrela do Norte foi traçado para os 12 participantes, com a bola prevista para rolar a partir de 24 de janeiro e encerramento em 8 de março.
A divisão das equipes ficou estabelecida em duas chaves com seis times em cada, diferenciando o modelo das últimas edições do torneio. No Grupo A, o atual Campeão Remo terá a companhia de São Raimundo, Capitão Poço, Tuna, Cametá e Santa Rosa.
Já no Grupo B, o Paysandu, vice-campeão da edição 2025 do torneio, vai estar com São Francisco, Bragantino, Castanhal, Amazônia e Águia de Marabá. Esta edição do Parazão traz um formato completamente modificado em comparação aos anos anteriores, com as seis equipes de uma chave enfrentando apenas as da outra.
Confira a tabela dos jogos
1ª Rodada
Amazônia x Tuna
Águia x Santa Rosa
Paysandu x São Raimundo
São Francisco x Capitão Poço
Remo x Bragantino
Cametá x Castanhal
2ª Rodada
Castanhal x Santa
Rosa Paysandu x Capitão Poço
Bragantino X Cametá
São Francisco x Remo
Tuna x Águia
São Raimundo x Amazônia
3ª Rodada
Remo x Águia
Capitão Poço x Bragantino
Santa Rosa x São Francisco
Cametá x Amazônia
Tuna x Paysandu
São Raimundo x Castanhal
4ª Rodada
Castanhal x Tuna
Amazônia x Capitão Poço
Águia x São Raimundo
Paysandu x Remo
São Francisco x Cametá
Santa Rosa x Bragantino
5ª Rodada
Castanhal x Remo
Amazônia x Santa Rosa
Bragantino x São Raimundo
Capitão Poço x Águia
Cametá x Paysandu
Tuna x São Francisco
6ª Rodada
Águia x Cametá
Bragantino x Tuna
Remo x Amazônia
Capitão Poço x Castanhal
Santa Rosa x Paysandu
São Raimundo x São Francisco
Classificação
A classificação para a fase seguinte será definida de forma geral, abrangendo a pontuação de todos os clubes. As oito equipes com melhor desempenho seguirão na disputa do título, enquanto os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2 em 2027.
A fase de mata-mata, englobando as quartas e semifinais do estadual, será decidida em confrontos únicos e eliminatórios. O time com melhor campanha terá a vantagem de jogar a partida decisiva em seus domínios, e uma divisão de renda foi aprovada para beneficiar também o clube visitante.
A decisão final da competição manterá a tradição de ser realizada em partidas de ida e volta, como ocorreu em temporadas passadas. A equipe que tiver a melhor campanha acumulada ao longo do campeonato será a mandante do último e decisivo jogo.