• 5 de dezembro de 2025

STF define data para julgamento sobre assassinato de Marielle Franco

Reprodução / EFE/Mário Vasconcellos

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para fevereiro de 2026 o julgamento do caso que investiga o assassinato da vereadora Marielle Franco. A Primeira Turma da Corte analisará o processo nos dias 24 e 25, conforme decisão do ministro Flávio Dino, presidente da Turma.

O caso está pronto para julgamento desde a entrega das alegações finais, apresentadas pelo Ministério Público, assistentes de acusação e defesas. A solicitação para a marcação da data foi feita pelo relator, Alexandre de Moraes.

Cinco pessoas respondem ao processo no STF: Chiquinho e Domingos Brazão, apontados como mandantes do crime; Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, acusado de atuar como mentor intelectual; Ronald Paulo Alves Pereira, conhecido como Major Ronald, acusado de monitorar Marielle; e Robson Calixto Fonseca, suspeito de auxiliar na ocultação de evidências e integrar o núcleo financeiro do grupo.

A denúncia inclui homicídio qualificado, tentativa de homicídio e organização criminosa. Todos os interrogatórios foram concluídos e as diligências complementares encerradas, permitindo que o caso siga para julgamento.

No STF, o julgamento começará com a apresentação do relatório pelo relator Alexandre de Moraes, seguido pela manifestação do vice-procurador-geral, Hindemburgo Chateaubriand, representando a acusação. Cada defesa terá uma hora para se manifestar, antes do início da votação dos ministros. São necessários três votos para condenação ou absolvição, e, em caso de decisão condenatória, a Corte definirá as penas individuais.

Tanto a acusação quanto os advogados dos réus poderão recorrer após o veredito.

Relacionadas

Brasil tem 4 indicações no BAFTA, o ‘Oscar Britânico’; confira

Brasil tem 4 indicações no BAFTA, o ‘Oscar Britânico’;…

Em clima de Oscar, o Brasil tem muito a comemorar: duas produções nacionais foram indicadas ao BAFTA 2026, considerado o “Oscar…
Cão Orelha: familiares de adolescentes investigados por agressão à cachorro são indiciados por coação de testemunhas

Cão Orelha: familiares de adolescentes investigados por agressão à…

Três familiares de adolescentes investigados pela morte do cachorro Orelha foram indiciados por coação no curso do processo, segundo disse a…
Luana Piovani alfineta Virginia: ‘São vocês que fazem dessas pessoas ídolos’

Luana Piovani alfineta Virginia: ‘São vocês que fazem dessas…

Sem papas na língua, Luana Piovani voltou a provocar debates nas redes sociais ao comentar o papel dos influenciadores digitais e…