- 1 de dezembro de 2025
Belém pode entrar nos roteiros nacionais e internacionais de cruzeiros marítimos
O Ministério do Turismo iniciou tratativas com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) para incluir Belém em roteiros turísticos de cruzeiros nacionais e internacionais nas próximas temporadas. A iniciativa reconhece o potencial estratégico da capital paraense após a modernização do Terminal Portuário de Outeiro, ampliado durante as preparações para a COP30, onde já recebeu embarcações de grande porte.
Em ofício enviado à CLIA Brasil, o Ministério destacou que a atualização da infraestrutura portuária coloca Belém em posição de se tornar um ponto relevante de escala e operação na Região Norte. A Pasta também ressaltou aspectos logísticos e comerciais capazes de integrar a cidade aos itinerários de cruzeiros, ampliando a oferta turística e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico local.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a inclusão de Belém representa uma oportunidade de fortalecer o turismo amazônico. “Com essa ampliação para Belém, teremos a possibilidade de aumentar, cada vez mais, o número de visitantes nacionais e internacionais para o turismo na Amazônia. A COP30 foi a prova de que somos capazes disso”, destacou.
A CLIA Brasil respondeu positivamente ao ofício, demonstrando interesse em colaborar tecnicamente e internacionalmente para promover Belém como destino de cruzeiros. A entidade também se comprometeu a divulgar informações estruturais e promocionais do Terminal de Outeiro e dos atrativos da capital paraense às 43 companhias associadas, que operam 310 navios, com 81 novas embarcações encomendadas até 2036.