• 28 de novembro de 2025

Arraial do Pavulagem resgata o Cordão do Peixe-Boi neste domingo (30)

Foto: Reprodução

O cortejo do Cordão do Peixe-Boi retorna às ruas de Belém neste domingo (30), promovido pelo Arraial do Pavulagem. Depois de mais de dez anos afastado, o evento volta com brincantes, músicos, crianças e público interessado na cultura popular amazônica.

A concentração está marcada para as 6h na Escadinha da Estação das Docas. Às 7h será realizada a “Alvorada”, com roda cantada, contação de histórias e apresentação do grupo infantil “Arraial Desde Gitinho”.

Em seguida, por volta das 7h30, um barco sai com o “Peixe-Boi Encantado” e personagens como Pirarucu, Bicho d’Água e Candiru para um cortejo fluvial simbólico — ao mesmo tempo em que no cais o público acompanha música regional.

Com a chegada do barco de volta à Escadinha, o cortejo segue em terra por ruas históricas de Belém: Boulevard Castilhos França, passando pelo Ver-o-Peso, até a Praça Dom Pedro II. Lá, o Arraial do Pavulagem e convidados especiais realizam um show de encerramento.

Inspirado no peixe-boi — símbolo emocional da Amazônia e guardião dos rios — o cortejo celebra a conexão histórica de Belém com suas águas. A iniciativa também reafirma o compromisso com a educação ambiental, a cidadania e a valorização da cultura amazônica.

Serviço:

  • 📅 Data: domingo, 30 de novembro
  • 🕕 Concentração: 6h — Escadinha da Estação das Docas
  • 📍 Trajeto: Estação das Docas → Boulevard Castilhos França → Ver-o-Peso → Praça Dom Pedro II
  • 🎟️ Entrada gratuita — para todas as idades.

Relacionadas

Remo oficializa Vitor Bueno: meia reforça o Leão na elite do Brasileirão

Remo oficializa Vitor Bueno: meia reforça o Leão na…

O Clube do Remo confirmou oficialmente a chegada do meia Vitor Bueno como novo reforço para a disputa da elite nacional.…
Suspeito de envolvimento na morte de policial militar da reserva é preso

Suspeito de envolvimento na morte de policial militar da…

A Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Homicídios de Agentes Públicos – DHAP, prendeu, em flagrante, Anderson Guedes Dias,…
Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento facial; saiba como se cadastrar

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento…

O Estádio do Mangueirão, em Belém, agora possui 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso. Os equipamentos foram instalados…