- 21 de novembro de 2025
COP30: retomada dos trabalhos começa com tensão após retirada de plano sobre combustíveis fósseis
Os trabalhos na COP30 foram retomados após um breve incêndio que destruiu parte de um dos pavilhões na BlueZone. O incidente logo foi controlado, sem registro de graves feridos.
Na manhã desta sexta-feira (21), a presidência do evento divulgou um novo rascunho do texto final da conferência, retirando a proposta de criação de um plano de transição para a eliminação do uso gradual de combustíveis fósseis.
O compromisso foi excluído do texto após críticas de nações que afirmam depender fortemente da exploração de petróleo, gás e carvão. Segundo eles, a proposta colocaria seus países em “pressão excessiva” sobre suas economias, pedindo uma transição desproporcional.
A retirada da proposta, que já havia sido defendida por cerca de 80 países, gerou desconforto nos que apoiavam o plano. Representantes afirmam que o novo texto “reduz a ambição climática” e pode afetar o andamento das negociações em outras áreas, já que a publicação apenas menciona a necessidade de “uma economia de baixo carbono”.
Outros temas seguem sem consenso durante a COP30, como por exemplo, o financiamento climático, ponto considerado essencial para um acordo entre os países.