- 17 de novembro de 2025
Alemães ‘ficaram contentes ao ir embora de Belém’, diz chanceler Friedrich Merz
O chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz, provocou repercussão ao comparar de forma desfavorável o Brasil com seu país durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio, realizado na última semana. Ao defender a valorização do ambiente econômico alemão, Merz usou sua recente passagem por Belém, durante a Cúpula de Líderes nos dias 6 e 7 de novembro, como exemplo.
Dirigindo-se aos representantes do setor varejista, o chanceler elogiou a Alemanha e pediu que os presentes mantivessem “senso de proporção e equilíbrio” no trato entre si. Em seguida, afirmou que todos os jornalistas que o acompanharam ao Brasil teriam ficado “contentes” em retornar para casa ao fim do evento.
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo”, disse Merz. “Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, da noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.”
O discurso foi transcrito pelo governo federal alemão e está disponível no site do Congresso Alemão do Comércio, organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), a principal federação do varejo do país, em parceria com o instituto de pesquisa EHI Retail Institute.
Durante a fala, Merz reforçou que o ambiente comercial alemão deve ser valorizado pelos empresários. “Vivemos em um dos países mais livres do mundo, e vale a pena defender nosso país, nossa democracia e nossa ordem econômica”, afirmou. “Essa é uma tarefa que todos nós devemos assumir: defender este país, defender nossa democracia, defender nossa sociedade aberta contra seus inimigos internos e externos — e também defender nossa ordem de economia de mercado.”