• 14 de novembro de 2025

Após protesto, indígenas Munduruku liberam acesso à Blue Zone na COP30

Celso Jr / Cidade 091

A entrada principal da Blue Zone da COP30, em Belém, foi liberada ainda na manhã desta sexta-feira (14) após um protesto liderado pela indígena Alessandra Korap. integrantes do povo Munduruku bloquearam o acesso para cobrar diálogo com autoridades e reivindicar mais participação nas decisões ambientais da conferência.

Durante o bloqueio, a organização abriu um acesso alternativo para jornalistas, delegações e trabalhadores. A liberação ocorreu somente após uma reunião entre representantes dos indígenas e o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

Enquanto o ato acontecia, a equipe do Portal Cidade 091 tentou ouvir representantes da conferência para obter informações sobre o andamento do acordo com os Munduruku, mas foi ignorada. Nenhum porta-voz se manifestou sobre a situação no momento do protesto.

Relacionadas

Remo só perdeu uma vez para o Goiás em Belém e aposta em retrospecto para jogo decisivo da Série B

Remo só perdeu uma vez para o Goiás em…

Remo e Goiás-GO se enfrentam neste domingo (23), às 16h, no Estádio Mangueirão, pela última rodada da Série B do Campeonato…
Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra o Avaí é demitida

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra…

A torcedora do Avaí, Ana Costa Milena Schwtzer, flagrada com exclusividade pela nossa equipe proferindo ataques de injúria e xenofobia contra…
Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos na COP30

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos…

Uma Força-Tarefa Oceânica foi anunciada nesta terça-feira, 18/11, durante um encontro ministerial de alto nível na COP30. A iniciativa, liderada pelo…