- 10 de novembro de 2025
Tem programação por toda parte: veja o que fazer em Belém além das zonas de negociações da COP30
Belém é o centro do mundo durante a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas para o clima, a COP30. Durante o evento, que acontece de 10 a 21 de novembro, muitos eventos paralelos e gratuitos para o público estarão abertos, sendo ótimas opções de lazer e rolê para quem está de férias neste período.
Fórum Landi:
O Fórum Landi, espaço da UFPA dedicado à pesquisa e preservação do patrimônio histórico, reabre ao público de 9 a 23 de novembro, com uma programação gratuita que celebra arte, sustentabilidade e urbanismo durante a COP30.

A programação inclui as exposições “O Caminho da Energia”, com fotografias e instalações interativas da Transpetro, e “Futuros Urbanos Ancestrais”, parceria com o Museu Goeldi e o MIT Media Lab, além de debates, oficinas e o Cine Transpetro, com exibição de curtas sobre sustentabilidade.
Dia: 9 a 23 de novembro (reinauguração dia 9, às 18h)
Local: Fórum Landi – Praça do Carmo, s/n, Cidade Velha, Belém
Horário: Segunda a sábado, das 9h às 18h; domingos, das 9h às 13h
Ingressos: Entrada gratuita
Museu das Amazônias
Durante os 12 dias da COP30, de 10 a 21 de novembro, o Museu das Amazônias funcionará em horário especial, abrindo todos os dias, inclusive às quartas-feiras, das 10h às 20h, com última entrada às 19h.
O espaço, que será um dos principais pontos de diálogo sobre as Amazônias durante a conferência, contará com uma programação gratuita e diversificada, com mais de 20 atividades entre debates, exibições, oficinas e apresentações culturais.

“A COP30 será uma vitrine global da Amazônia, e queremos que cada pessoa que passar por Belém possa conhecer esse espaço que traduz a diversidade e a potência da região. O funcionamento diário e em horário estendido é uma forma de acolher todos os públicos e ampliar esse encontro com as Amazônias”, ressalta Grazielle Giacomo, gerente técnica do Museu das Amazônias.
Excepcionalmente no dia 14 de novembro, o museu terá funcionamento ampliado de 10h até as 22h.
O público também poderá visitar as exposições em cartaz: “Ajurí”, mostra inaugural que apresenta a diversidade de saberes e vivências amazônicas, e “Amazônia”, de Sebastião Salgado, com mais de 200 imagens que retratam a floresta e seus povos.
O horário de funcionamento em novembro está sujeito a alterações, que serão divulgadas nas redes sociais oficiais do museu (@museudasamazonias).
Museu das Amazônias
Local: Complexo Porto Futuro II – Reduto, Belém (PA)
Entrada: gratuita
Ingressos: sympla.com.br/produtor/museudasamazonias
Museu Emílio Goeldi
O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, está com entrada gratuita todos os dias até 21 de novembro, período em que a capital sedia a COP 30. A gratuidade valerá de domingo a domingo, e a visitação funcionará das 9h às 17h, com acesso permitido até 16h.
Além dos tradicionais espaços de contato com a fauna e flora amazônicas, o Parque Zoobotânico terá uma programação especial voltada à ciência, clima e Amazônia. No Centro de Exposições Eduardo Galvão, o público poderá acompanhar:
- Seminários e conferências sobre clima e biodiversidade
- Ciclos de diálogos sobre desafios amazônicos
- Mostras e exposições científicas e artísticas
Casa da Ciência no Museu Goeldi
O Museu Goeldi, instituição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também sediará a Casa da Ciência, iniciativa do MCTI com atividades abertas ao público. A programação será na Biblioteca Clara Galvão e no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, prédios históricos que passaram por manutenção recente para receber visitantes durante a COP 30.
Serviço Parque Zoobotânico durante a COP 30
- Período de gratuidade: de 8 a 21 de novembro
- Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h (entrada até 16h)
- Endereço: Av. Magalhães Barata, 376 — São Brás, Belém (PA)
Casa Pará e En-zone
A partir desta segunda-feira (10), visitantes e moradores de Belém terão a oportunidade de ver como o empreendedorismo transforma a vida dos amazônidas e respeita a floresta. Durante a COP 30, o Sebrae no Pará promove a Entrepreneurship Zone (En-Zone) – a Zona do Empreendedorismo, que estará aberta ao público até o dia 21 de novembro, no horário das 16h às 22h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro I, com entrada aberta ao público. O evento de abertura oficial será às 15h.
Em uma área de quase 17 mil metros quadrados, a En-Zone concentra uma loja com produtos de 227 empreendimentos de todos os biomas brasileiros, a Casa Pará, capacitações, espaços imersivos para divulgar o turismo nacional, palco para atrações musicais todas as noites, e uma praça de alimentação com dez restaurantes.
Com o tema “Amazônia Viva – O Futuro Gira Aqui”, a En-Zone terá, ainda, um percurso sensorial, que contará com obras de artistas amazônidas, instalações em miriti, esculturas e painéis interativos.
“A Floresta Amazônia está no centro dos debates globais sobre o futuro do planeta. Por isso, nada mais justo do que mostrarmos uma Amazônia pulsante, que conserva tradições, abriga uma riqueza natural imensurável e que gera renda para quem vive nela e dela. Por isso, o Sebrae lidera o movimento para posicionar os pequenos negócios no centro do desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Para conhecer a programação e fazer o credenciamento, o visitante deve baixar o app 30 En-Zone, já disponível gratuitamente para os sistemas Android e Apple. A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a operadora Claro como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.
A En-Zone é uma das frentes de trabalho do Sebrae na COP 30. A entidade também está com atividades na Green Zone, Vila Domos e Casa Brasil, além de ser um dos executores do Circuito Cidade em Movimento e apresentar o Global Citizen em Belterra. Ele também foi um dos apoiadores do Festival Global Citizen Amazônia, ocorrido no último sábado (01), no Mangueirão, em Belém , organizando os empreendedores da área de alimentação do evento.
Serviço: A En-Zone do Sebrae/PA vai funcionar a partir desta segunda-feira (10) e segue até o dia 21, sempre das 16h às 22h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro, com entrada gratuita.
Embarcação científica internacional:
Símbolo da cooperação científica e da diplomacia ambiental entre Brasil e França, a embarcação Iaraçu atracou no porto da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, após ter passado pelos estados do Amazonas, Amapá e Pará. A iniciativa integra a Caravana Fluvial Científica e Intercultural Iaraçu, que reúne pesquisadores, professores, autoridades e representantes de organizações da sociedade civil comprometidos com a defesa das florestas tropicais e o enfrentamento das mudanças climáticas.
Durante a estadia em Belém, a caravana realizará atividades científicas e formativas voltadas à proteção das florestas, à bioeconomia sustentável, à arqueologia amazônica e à análise dos impactos das mudanças climáticas na saúde e na biodiversidade. A programação foi pensada de uma forma que pudesse anteceder as discussões da COP 30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, na capital paraense.
De acordo com a representante da Embaixada da França, Nadège Mézié, a caravana buscou aproximar cientistas, estudantes, comunidades e instituições em torno da defesa da biodiversidade e da criação de soluções conjuntas para os desafios climáticos. “Durante a expedição, tivemos espaços de conversa, nos quais os pesquisadores apresentavam seus estudos e também eram ouvidas as experiências dos estudantes e das comunidades em relação aos impactos das mudanças climáticas”, destaca.
O projeto é promovido pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), em parceria com a Embaixada da França no Brasil, o Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o CNPq, a Capes e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O projeto passará por alguns municípios da região, como Abaetetuba, e retornará à UFPA para a realização de uma programação especial aberta ao público no período da COP 30. Terão exposições, palestras, exibições de filmes e documentários, além de imersões e oficinas participativas. As atividades acontecerão em diversos espaços do Campus Guamá, conforme programação divulgada.

Casa BNDES
Um dos conjuntos arquitetônicos mais emblemáticos de Belém, o Mercedários UFPA vai transformar o centro histórico da cidade em um epicentro de cultura, cinema e diversidade durante a COP 30, entre 9 e 21 de novembro. O local vai abrigar a Casa BNDES, que será inaugurada neste sábado, dia 8, às 17h30, com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; da vice-governadora, Hanna Ghassam; do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; e da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello.
Com entrada gratuita, o espaço reunirá uma programação intensa de filmes, exposições, performances e experiências sensoriais que conectam arte, ciência e sustentabilidade. O destaque é o CineCOP BNDES, festival que propõe um diálogo entre o cinema e os temas centrais da conferência, levando para as telas histórias sobre a floresta, o território e a resistência dos povos da Amazônia e do Brasil.
A principal atração do CineCOP BNDES será a pré-estreia nacional de Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, que contará com a presença do elenco e da cantora Fafá de Belém, que empresta sua voz a um dos personagens. Ao longo de 13 dias, o festival exibirá mais de 30 títulos, a partir das 15h.
A Casa BNDES também vai possibilitar que o público possa mergulhar em experiências sensoriais por meio de projeções na fachada do prédio histórico e filmes em realidade virtual. O espaço vai abrigar, ainda, a exposição inédita “Afluentes: caminhos e histórias do Fundo Amazônia”, que reúne vídeos e fotografias retratando experiências de projetos apoiados pelo Fundo, ao longo de seus 17 anos.
Ao final da Exposição Afluentes, próximo ao Jardim Central, o público poderá vivenciar a Experiência VR Amazônia Viva, primeiro filme de realidade virtual do cineasta Estêvão Ciavatta, que oferece uma jornada em 360° pelas margens do Rio Tapajós. Já na Experiência VR Caatinga, o visitante percorre o bioma brasileiro e descobre como a resiliência e a sabedoria popular transformam a aridez em poesia e vida.
No foyer do auditório, a Mostra “Lendas da Amazônia: Arte e Ancestralidade”, de Nelson Nabiça, apresenta esculturas de personagens como Curupira, Mapinguari e Iara, em um circuito de lendas e guardiões.
Veja a programação (CLIQUE AQUI)
Freezone
O evento terá ações culturais e educativas abertas na Praça da Bandeira, com acesso gratuito todos os dias, reunindo música, debates, apresentações artísticas, oficinas e atividades formativas. O espaço é aberto a pessoas de todas as idades.
Nomes como Pinduca, Lia Sophia, Luê, Mestre Solano, DJ Waldo Squash e Félix Robatto se somam a Giovanna Nader, Bernardo Toro, Bia Martins, Saulo Milhomem e lideranças indígenas na construção de diálogos sobre floresta, clima e futuro.
A programação tem debates com juventudes, painéis climáticos, teatro, rodas de conversa, exibições audiovisuais, shows e diálogos sobre Amazônia, direitos socioambientais, cidades, futuro e justiça climática. O objetivo é levar os debates da COP30 ao público geral.
A praça foi estruturada e recebeu 10 domos geodésicos distribuídos pelo local, com palcos, passarelas elevadas, área gastronômica com sabores amazônicos e estrutura inspirada no cotidiano ribeirinho, conectando cultura, ciência, sustentabilidade e inovação social.
Programação completa: https://freezoneculturalaction.com/programacao-freezone/
A FreeZone Cultural Action acontece na Praça da Bandeira, no centro de Belém, em um espaço público totalmente estruturado em parceria com instituições locais. São 10 domos geodésicos distribuídos pela praça, palco de debates, painéis, oficinas, teatro e shows que conectam cultura, ciência, educação e participação social.
A proposta é abrir o debate climático para toda a sociedade, aproximando juventudes, comunidades tradicionais, pesquisadores, gestores públicos, artistas e o público em geral, em sintonia com o momento da cidade rumo à COP30.
A realização da Freezone Cultural Action é do Instituto Cultural Artô. O evento conta com parceria do Comando Militar do Norte (CMN) e da Prefeitura de Belém, que colaboram com a implantação das estruturas da Praça da Bandeira para a COP30.
O projeto tem patrocínio da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL/CCAL), juntamente com suas associadas Hydro, Albras, Alcoa, ReciclaBR, Novelis, MRN, Termomecânica, CBA e Talentos da Amazônia Produções, do Shopping Pátio Belém e é chancelado pelos apoios de inúmeras Secretarias Estaduais e Municipais e do Ministério do Turismo, verdadeiros parceiros estratégicos. O evento também conta com a correalização da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem) no Fórum “O Futuro Justo e Sustentável Sob a Perspectiva da Juventude”, que faz parte da programação da Freezone.
Agrizone
Já estão abertas as inscrições para visitar a AgriZone, uma grande vitrine de tecnologias, ciência e cooperação internacional voltada à agricultura sustentável e à segurança alimentar no contexto de mudanças climáticas. Com entrada gratuita, o espaço irá funcionar de 10h às 18h durante todos os dias da COP30, de 10 a 21 de novembro, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA). Os visitantes podem realizar credenciamento prévio ou na entrada do evento, conhecido também como a Casa da Agricultura Sustentável.
Localizada a 1,8 km da Blue Zone e da Green Zone, a AgriZone será espaço plural de diálogo entre líderes, cientistas e representantes de governos globais, em mais de 400 atividades como palestras, workshops, passeios imersivos e vitrines vivas sobre soluções tecnológicas sustentáveis para o campo, como ILPF e agricultura de baixo carbono.
Faça a inscrição on-line e acesse o QR Code necessário para entrar na AgriZone: https://embrapa.agrizone.app.br/. A inscrição e o QR Code são válidos para todos os dias, de 10 a 21 de novembro.
As inscrições também podem ser feitas presencialmente na área de credenciamento da AgriZone, localizada na entrada da Embrapa Amazônia Oriental. O credenciamento estará aberto a partir de 9h30 para o público em geral, durante todos os dias do evento.
CLIQUE E VEJA APROGRAMAÇÃO COMPLETA