- 5 de novembro de 2025
COP30: Mulheres vítimas de violência terão canal de atendimento em quatro línguas
O Ministério das Mulheres disponibilizou um canal exclusivo para atender mulheres vítimas de violência durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP30), por meio do canal 180. O serviço, que funciona 24h, pode ser acessado em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O novo meio de atendimento, feito em parceria com o Governo do Pará, permite que as Secretarias de Segurança Pública e de Mulheres do estado e o Ministério Público atuem de forma integrada, dando celeridade às denúncias das vítimas.
O atendimento específico será disponibilizado até o dia 30 de novembro, na capital paraense. As chamadas são gratuitas e sigilosas e podem ser feitas por telefone, pelo Ligue 180, por WhatsApp — pelo número (61) 9610-0180 — ou pelo e-mail central180@mulheres.gov.br. As denúncias podem ser realizadas pela própria vítima ou por terceiros.
Por meio deste atendimento, as mulheres poderão registrar casos de violência, obter orientação sobre leis e buscar informações sobre serviços especializados, como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas e Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres.
Ligue 180
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 conta com 288 atendentes especializadas e um quadro total de 332 profissionais na operação, incluindo supervisoras, monitoras e psicólogas. Em casos de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada, por meio do telefone 190.