• 3 de novembro de 2025

Estudantes já podem consultar dados do programa Pé-de-Meia no portal do MEC

Reprodução

Os beneficiários do programa Pé-de-Meia já podem acompanhar, a partir desta segunda-feira (3), as informações diretamente no portal do Ministério da Educação (MEC). O acesso pode ser feito por meio de qualquer computador, celular ou tablet, utilizando a conta Gov.br.

A nova funcionalidade permite aos estudantes verificar a situação no programa, acompanhar a frequência escolar e identificar eventuais pendências cadastrais. Segundo o MEC, o objetivo é ampliar a transparência e facilitar a resolução de problemas relacionados ao benefício.

Na plataforma, é possível consultar dados pessoais cadastrados (como nome, CPF e data de nascimento), situação de elegibilidade, histórico de matrículas, percentual de frequência mensal e acumulada, que deve ser superior a 80% para o recebimento do incentivo, além do status de pagamento de cada parcela e a data dos repasses.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Nees/UFAL). De acordo com o MEC, as informações serão atualizadas periodicamente com base nos dados enviados pelas secretarias estaduais e municipais de educação e pelas redes federais de ensino, por meio do Sistema Gestão Presente (SGP).

Criado para incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes da rede pública inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O benefício funciona como uma poupança que pode chegar a até R$ 9,2 mil ao longo dos três anos do ensino médio, além de estimular a participação no Enem e o ingresso no ensino superior.

Relacionadas

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento facial; saiba como se cadastrar

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento…

O Estádio do Mangueirão, em Belém, agora possui 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso. Os equipamentos foram instalados…
UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada gratuita de absorventes, pelo Farmácia Popular

UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada…

Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belém agora podem retirar absorventes gratuitamente de forma mais rápida e acessível, nas Unidades…
Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em protesto contra dragagem do rio Tapajós

Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em…

Indígenas de cerca de 14 etnias ocupam desde sexta-feira (23) as instalações da multinacional Cargill, em Santarém, no oeste do Pará,…