- 1 de novembro de 2025
Governo do Pará inaugura Porto de Outeiro a nove dias da COP30
O Governo do Pará entregou neste sábado (1º) o novo Porto de Outeiro, em Belém. A estrutura está preparada para receber dois transatlânticos que irão abrigar até 5 mil participantes do evento, fortalecendo a logística da conferência e deixando um legado para o turismo e a infraestrutura portuária do estado.
A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Helder Barbalho, que ressaltou o conjunto de obras concluídas para garantir a plena operação da COP30 e impulsionar o desenvolvimento urbano e logístico de Belém.
“Belém está avançando para, nesta reta final, estar com todos os equipamentos prontos para bem receber os participantes da COP e, principalmente, deixar legados extraordinários. Após a conferência, quatro novos cruzeiros passarão a utilizar esse espaço. Além disso, temos o aeroporto, que dobrou sua capacidade, e o BRT Metropolitano, com 265 novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi”, destacou o governador.
O projeto, executado pela Companhia Docas do Pará (CDP), modernizou e ampliou o porto com a construção de 11 dolphins, instalação de 10 pontes metálicas e ampliação do píer de 261 para 716 metros. A capacidade de movimentação dobrou, chegando a 80 mil toneladas, com investimento total de R$ 233 milhões. As obras, realizadas em regime de 24 horas, geraram 745 empregos diretos e indiretos.
A nova Ponte de Outeiro, também entregue recentemente, integra o conjunto de obras estratégicas da COP30 e já contribui para a logística do evento. Com a estrutura em operação, o trajeto dos ônibus exclusivos da conferência entre Outeiro e o Parque da Cidade foi reduzido em cerca de 40 minutos, garantindo mais fluidez, segurança e previsibilidade no transporte dos participantes credenciados.