• 11 de outubro de 2025

Papa Leão XIV manda mensagem aos fiéis para o Círio 2025

foto: Reprodução/ Arquidiocese de Belém

O Papa Leão XIV enviou mensagem aos fiéis da Igreja Católica no Pará e aos romeiros do 233o Círio de Nazaré em Belém. A carta saudou os cristãos devotos de Nossa Senhora de Nazaré e foi direcionada à Nunciatura Apostólica do Brasil. A carta do papa destacou a preparação espiritual com a meditação sobre a Palavra de Deus e a oração do Rosário. 

Sua Santidade enviou uma cordial saudação a todos os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré que, como anualmente fazem no segundo domingo de outubro, “recorrem à Santa Mãe de Deus com filial afeto e plena confiança, colocando-se sob o maternal amparo da Senhora da Berlinda”.

Tendo sido informado sobre a preparação espiritual – que congrega milhares de famílias através da meditação atenta da Palavra de Deus e da oração do Santo Rosário – para os dias festivos do Círio, a carta destaca que “o Santo Padre une-se a todos que elevam à Virgem Mãe Amorosa a mais sincera e profunda expressão de filial devoção, comprometidos com o cuidado da nossa Casa Comum e suplicando o dom da paz para todo o mundo.”

O papa também associou-se às manifestações religiosas do povo paraense e brasileiro, enfatizando o tema do Círio deste ano: “Maria, mãe e rainha de toda a criação”. Ele implorou por graças celestiais para os devotos de Nazaré e concedeu a bênção apostólica a todos que participam da festa. Leão XIV também reafirmou o cuidado da “Nossa Casa Comum” e suplicou o dom da paz para o mundo, na mesma mensagem.

“O Papa Leão XIV quer associar-se às manifestações religiosas do povo paraense e brasileiro em homenagem à Rainha da Amazônia, implorando, por Sua intercessão, abundantes graças e favores celestiais sobre todos os devotos que buscam honrar cada vez mais a Mãe e Rainha de toda a Criação”, disse na carta, encaminhada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Algumas autoridades chegaram a convidar o papa Leão XIV para participar do Círio em Belém e a imprensa chegou a especular sobre a vinda, mas isso nunca foi confirmado. Anos antes, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o arcebispo de Belém, Dom AlbertoTaveira Corrêa, levaram esse convite ao Vaticano numa audiência em 2023, ainda sob a gestão do Papa Francisco.

O convite foi feito em função do interesse que o então papa já havia demonstrado em relação às ações de preservação ambiental e diálogo com os povos da Amazônia. Desta vez não deu. Quem sabe no Círio de 2026?

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…