- 11 de outubro de 2025
Papa Leão XIV manda mensagem aos fiéis para o Círio 2025
O Papa Leão XIV enviou mensagem aos fiéis da Igreja Católica no Pará e aos romeiros do 233o Círio de Nazaré em Belém. A carta saudou os cristãos devotos de Nossa Senhora de Nazaré e foi direcionada à Nunciatura Apostólica do Brasil. A carta do papa destacou a preparação espiritual com a meditação sobre a Palavra de Deus e a oração do Rosário.
Sua Santidade enviou uma cordial saudação a todos os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré que, como anualmente fazem no segundo domingo de outubro, “recorrem à Santa Mãe de Deus com filial afeto e plena confiança, colocando-se sob o maternal amparo da Senhora da Berlinda”.
Tendo sido informado sobre a preparação espiritual – que congrega milhares de famílias através da meditação atenta da Palavra de Deus e da oração do Santo Rosário – para os dias festivos do Círio, a carta destaca que “o Santo Padre une-se a todos que elevam à Virgem Mãe Amorosa a mais sincera e profunda expressão de filial devoção, comprometidos com o cuidado da nossa Casa Comum e suplicando o dom da paz para todo o mundo.”
O papa também associou-se às manifestações religiosas do povo paraense e brasileiro, enfatizando o tema do Círio deste ano: “Maria, mãe e rainha de toda a criação”. Ele implorou por graças celestiais para os devotos de Nazaré e concedeu a bênção apostólica a todos que participam da festa. Leão XIV também reafirmou o cuidado da “Nossa Casa Comum” e suplicou o dom da paz para o mundo, na mesma mensagem.
“O Papa Leão XIV quer associar-se às manifestações religiosas do povo paraense e brasileiro em homenagem à Rainha da Amazônia, implorando, por Sua intercessão, abundantes graças e favores celestiais sobre todos os devotos que buscam honrar cada vez mais a Mãe e Rainha de toda a Criação”, disse na carta, encaminhada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Algumas autoridades chegaram a convidar o papa Leão XIV para participar do Círio em Belém e a imprensa chegou a especular sobre a vinda, mas isso nunca foi confirmado. Anos antes, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o arcebispo de Belém, Dom AlbertoTaveira Corrêa, levaram esse convite ao Vaticano numa audiência em 2023, ainda sob a gestão do Papa Francisco.
O convite foi feito em função do interesse que o então papa já havia demonstrado em relação às ações de preservação ambiental e diálogo com os povos da Amazônia. Desta vez não deu. Quem sabe no Círio de 2026?