• 10 de outubro de 2025

Justiça federal manda soltar vice-prefeita de Marituba após prisão da PF

Reprodução: redes sociais

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, concedeu, na noite desta quinta-feira (9), liberdade à vice-prefeita de Marituba, Bárbara Bessa, detida horas antes durante a 2ª fase da Operação Expertise, conduzida pela Polícia Federal. A decisão liminar, assinada pelo desembargador federal Pablo Zuninga, revogou a prisão preventiva que havia sido decretada pela 4ª Vara Federal de Belém.

O pedido de habeas corpus foi apresentado pelo advogado criminalista Clodomir Araújo Júnior, que argumentou não haver justificativas legais para a manutenção da prisão. Ao analisar o caso, o desembargador Zuninga observou que outros investigados no mesmo inquérito, incluindo o apontado como responsável pelo repasse de valores ilícitos, já haviam sido beneficiados com a liberdade por decisão anterior do desembargador Marcus Bastos, relator de outro habeas corpus relacionado ao mesmo processo.

Na decisão, Zuninga pontuou: “Ressalte-se, ademais, que os principais investigados no mesmo contexto fático […] já obtiveram a revogação da prisão preventiva […]. Em tais circunstâncias, reputo cabível a extensão do mesmo entendimento sobre ausência dos pressupostos para a prisão preventiva, uma vez que a situação processual da paciente guarda identidade substancial com a dos demais investigados, não havendo fato novo que justifique tratamento diferenciado.”

Com a decisão, Bárbara Bessa deve ser libertada ainda nesta noite, passando a responder ao processo em liberdade. Nos próximos dias, ela deverá ser novamente notificada pela Polícia Federal para prestar novos esclarecimentos.

A Operação Expertise, atualmente em sua segunda fase, investiga supostas fraudes e desvios de recursos públicos envolvendo contratos da administração municipal de Marituba. As apurações da PF indicam possíveis movimentações financeiras irregulares que teriam beneficiado servidores e empresários locais.

Fontes próximas à investigação informam que novas diligências devem ocorrer em breve e que outros investigados poderão ser chamados a depor. Enquanto isso, a vice-prefeita busca reorganizar sua estratégia de defesa e reforçar sua versão sobre os fatos apurados.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…