• 9 de outubro de 2025

Fraudes no INSS: PF deflagra nova fase de operação em oito estados

Polícia Federal prorroga até sexta inscrições para concurso público

A Polícia Federal (PF) deflagra nesta quinta-feira (9) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação tem o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos seguintes estados: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia, além do Distrito Federal.

“A ação de hoje tem o objetivo de aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”, informou a PF no comunicado.

Clique aqui e leia mais sobre a Operação sem Desconto.

Entenda

Em abril, a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto com objetivo de combater um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

O escândalo também motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Investigação para investigar o caso.

O cálculo é que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. À época, pelo menos seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

À época, a PF informou que as investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.

 

Fonte: Agência Brasil de Notícias

Relacionadas

Polícia prende suspeito de atacar e roubar mulher em parada de ônibus no Centro Comercial de Belém

Polícia prende suspeito de atacar e roubar mulher em…

Vando dos Santos Gomes, de 25 anos, flagrado em vídeo cometendo um assalto em uma parada de ônibus na avenida Portugal,…
Criança passa mal após encontrar lesma em açaí vendido em Mosqueiro

Criança passa mal após encontrar lesma em açaí vendido…

Uma ocorrência registrada na noite da última quarta-feira (28), em Mosqueiro, distrito de Belém, chamou a atenção de moradores e repercutiu…
Morte do cão Orelha: adolescentes suspeitos retornam dos EUA e têm celulares e roupas apreendidos no aeroporto

Morte do cão Orelha: adolescentes suspeitos retornam dos EUA…

A Polícia Civil de Santa Catarina informou que dois dos quatro adolescentes investigados pela morte do cachorro Orelha, em Praia Brava,…