- 3 de outubro de 2025
Lula reza na Basílica após enfrentar problemas em avião que ia para o Marajó
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, em entrevista à TV Liberal nesta sexta-feira (3), que foi até a Basílica de Nazaré, em Belém, para agradecer depois de enfrentar um problema no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que o levaria a Breves, no arquipélago do Marajó.
“Fui agradecer à Nossa Senhora de Nazaré porque aconteceu outro problema comigo no avião”, disse Lula.
Segundo o presidente, a falha ocorreu no motor da aeronave, ainda em solo, e obrigou a troca por outro avião. “Só tenho que agradecer a Deus porque poderia ter tido problema no ar”, afirmou. Ao lado da primeira-dama, Janja, Lula recebeu bênçãos e orou ajoelhado diante da imagem original da padroeira.
Círio e devoção
Lula disse admirar a grandiosidade do Círio de Nazaré, que ocorre nos dias 11 e 12 de outubro, mas adiantou que não deve retornar a Belém para acompanhar a festa este ano, devido à agenda. “Não tem festa mais extraordinária que o Círio de Nazaré”, declarou.
COP 30 e hospitalidade paraense
Sobre a COP 30, o presidente destacou que o Pará está preparado para receber delegações de todo o mundo. “Não vai faltar quarto, não vai faltar cama, não vai faltar comida. O povo do Pará está sendo extraordinário, alugando suas casas para quem vier”, disse.
A culinária do Pará
Lula aproveitou para enaltecer a gastronomia paraense, citada por ele até em entrevistas internacionais. “O Brasil tem três estados com forte culinária: Minas Gerais, Bahia e o Pará. A do Pará é a que tem mais diversidade, acho que é a melhor do Brasil. Definitivamente é a melhor do Brasil”, afirmou.
Agenda no Marajó
Antes de ir a Belém, o presidente cumpriu agenda em Breves, cidade mais populosa do arquipélago do Marajó, onde inaugurou uma creche e anunciou investimentos. Breves, que tem cerca de 107 mil habitantes, fica a 200 km de Belém em linha reta e a cerca de 12 horas de barco, sendo uma das poucas do arquipélago com aeroporto.