• 1 de outubro de 2025

TCE abre exposição de barcos de miriti nesta quinta-feira (2)

foto: Reprodução/ Ascom TCE

Com o tema “Onde a fé navega, a esperança transborda”, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), lança, nesta quinta-feira (2), a partir das 17h, a tradicional exposição de barquinhos de miriti Canoas de Promesseiros. O trabalho estará nos espelhos d’água do edifício-sede da instituição, localizado na Travessa Quintino Bocaiúva, no bairro de Nazaré, em Belém. 

Este ano a mostra completa 15 anos e oferecerá mais uma vez aos visitantes o colorido cenário alusivo à romaria fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Duzentos (200) barquinhos foram confeccionados por artesãos do município de Abaetetuba e adquiridos pelo Tribunal.

Cinquenta (50) barcos da exposição receberam pinturas em oficina organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré na Manhã dos Eleitos,  envolvendo pessoas em recuperação da dependência química em tratamento na Fazenda Esperança, localizada na Ilha de Mosqueiro. 

Karen Lima, da Diretoria da Festa de Nazaré, ressaltou o valor da parceria com o TCE-PA. “Há três anos o Tribunal de Contas faz parte da ação. Além de promover a inclusão social, proporciona um importante momento de socialização e de integração dos grupos atendidos na Manhã dos Eleitos à festividade religiosa”, disse.

Tradição 

O projeto já produziu mais de 2 mil canoas em miriti, envolvendo centenas de artesãos, além de receber a visita de cerca de 400 mil visitantes. Ao final de cada edição, as canoinhas são doadas a alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém.

A chefe do Cerimonial do TCE-PA, Dione Guimarães, explica mais detalhes do projeto cultural. “É uma ação do Tribunal que já se tornou uma referência nacional e internacional, porque hoje com a mídia, com a divulgação dos sites, a gente sabe que o trabalho do Tribunal é visualizado no mundo inteiro. Com essa exposição pretendemos fazer uma referência e valorização à exposição ao círio fluvial”, explicou.

Fotografias

Outro destaque da programação do TCE-PA alusiva ao Círio é a exposição concomitante “Navegando por Memórias – Canoas de Promesseiros: Imagens que revelam fé, esperança, cultura e inclusão”, que será instalada temporariamente no Largo do Redondo, com posterior alocação no Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo, também no Tribunal.

A mostra fotográfica apresentará 20 registros dos principais momentos da exposição Canoas de Promesseiros, ao longo dos últimos 14 anos de realização do projeto.

A proposta é preservar a memória da iniciativa, que reúne adultos e crianças de todas as idades e classes sociais em torno da devoção à Virgem de Nazaré.

Relacionadas

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a vice-governadora Hana Ghassan

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a…

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou nesta quarta-feira (28) da primeira entrega de Carteiras Nacionais de Habilitação do programa social…
Estádio Modelão é reinaugurado em Castanhal com investimento de R$ 12,6 milhões

Estádio Modelão é reinaugurado em Castanhal com investimento de…

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entregou na tarde desta…
Remo para na defesa do Vitória e volta para Belém com derrota na estreia da Série A

Remo para na defesa do Vitória e volta para…

​O Clube do Remo não iniciou bem a caminhada na Série A. Em visita ao Barradão, em Salvador, o Leão Azul…