• 23 de setembro de 2025

Belém lança Rota Combu como novo produto de turismo sustentável

Reprodução/Semcult

Belém deu mais um passo no fortalecimento do turismo sustentável com o lançamento da Rota Combu, apresentado nesta terça-feira (23). O projeto, de base comunitária, reúne empreendimentos e moradores da ilha do Combu, oferecendo experiências autênticas e valorizando a cultura ribeirinha. A iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae Pará, empreendedores locais e a comunidade, com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Semcult.

Atualmente, a rota reúne 14 empreendimentos locais, como restaurantes, pousadas, cooperativas de barqueiros, casas de chocolate artesanal, associações de mulheres produtoras de biojoias e iniciativas culturais. A governança será conduzida pelos próprios empreendedores, com foco em aumentar o tempo de permanência dos visitantes, gerar renda com menor impacto ambiental e preservar a cultura amazônica.

Já em fase de promoção, a Rota Combu conta com identidade visual própria, materiais bilíngues, website, redes sociais, vídeo institucional e famtours voltados a operadores e influenciadores. Os mercados prioritários incluem grandes capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, além de países como Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e Portugal.

Integrada ao planejamento de Belém para a COP 30, em novembro de 2025, a rota será apresentada em nível nacional durante a Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro, reforçando a capital paraense como referência em turismo sustentável e inclusivo na Amazônia.

Relacionadas

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento facial; saiba como se cadastrar

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento…

O Estádio do Mangueirão, em Belém, agora possui 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso. Os equipamentos foram instalados…
UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada gratuita de absorventes, pelo Farmácia Popular

UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada…

Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belém agora podem retirar absorventes gratuitamente de forma mais rápida e acessível, nas Unidades…
Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em protesto contra dragagem do rio Tapajós

Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em…

Indígenas de cerca de 14 etnias ocupam desde sexta-feira (23) as instalações da multinacional Cargill, em Santarém, no oeste do Pará,…