• 2 de setembro de 2025

Imóveis de alto padrão, viagens caras e itens de luxo: o empresário que tentou fugir de lancha em ação contra o PCC

Reprodução/O Globo

O empresário Rafael Renard Gineste, que tentou fugir de lancha e foi preso pela Polícia Federal durante a operação Tank, deflagrada na última quinta-feira, é apontado pela PF como “um dos principais operadores” do esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro de grupo ligado ao PCC.

Sócio-administrador da F2 Holding Investimentos Ltda., o empresário utilizava a empresa para dar aparência de legalidade a recursos de origem ilícita. Segundo os investigadores, ele fazia parte do núcleo financeiro da organização criminosa. Além da F2 Holding, Gineste está vinculado a outras pessoas jurídicas, incluindo postos de combustíveis.

O empresário já havia sido condenado por corrupção ativa em 2016, no âmbito da operação Publicano, no Paraná, quando recebeu pena de quatro anos e oito meses de prisão por pagar propina a auditores da Receita Estadual, de acordo com publicação da Amapar (Associação dos Magistrados do Paraná).

Na representação da operação Tank, a Polícia Federal afirma que Gineste era responsável por “coordenar atividades de lavagem de dinheiro, fraude fiscal e adulteração de combustíveis”. Dentro da organização, ele administrava postos usados para movimentação de dinheiro ilícito, ocultação de patrimônio e distribuição de valores obtidos de forma irregular.

Os agentes também relataram que Gineste utilizava uma rede de “pessoas interpostas” e empresas de fachada para simular transações comerciais e justificar a movimentação de grandes quantias sem lastro fiscal. Ele mantinha controle direto sobre dados pessoais e contas bancárias de diversos laranjas ligados ao grupo.

A PF ainda destacou a vida de luxo levada pelo empresário, que teria construído um patrimônio milionário às custas do esquema criminoso, com ostentações que incluíam “imóveis de alto padrão, viagens caras e itens de luxo”, como “joias e veículos adquiridos por meio do esquema criminoso”

*Com informações de O Globo

Relacionadas

Homem rouba celular de mulher em parada de ônibus no Centro Comercial de Belém

Homem rouba celular de mulher em parada de ônibus…

Uma mulher teve seu celular roubado na parada de ônibus, no Centro Comercial de Belém, na avenida Portugal, na tarde de…
Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a vice-governadora Hana Ghassan

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a…

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou nesta quarta-feira (28) da primeira entrega de Carteiras Nacionais de Habilitação do programa social…
Estádio Modelão é reinaugurado em Castanhal com investimento de R$ 12,6 milhões

Estádio Modelão é reinaugurado em Castanhal com investimento de…

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entregou na tarde desta…