- 27 de agosto de 2025
Flanelinhas bloqueiam vagas públicas em Belém e motoristas sofrem
Motoristas de Belém têm enfrentado aumento da atuação de flanelinhas em diferentes pontos da cidade, com casos de intimidação e bloqueio irregular de vagas públicas de estacionamento. O problema, antigo na capital, tem gerado revolta entre condutores que denunciam a apropriação de espaços que deveriam estar disponíveis a todos.
Intimidações e ocupação irregular
Segundo relatos, além de exigir pagamento pelo “serviço” de vigilância improvisada, flanelinhas utilizam cones, pedras, cadeados e até barris para impedir o acesso de veículos. Quem se recusa a pagar ou tenta retirar os objetos muitas vezes sofre ameaças e, em alguns casos, é coagido a deixar o local, o que é crime.
A prática é mais comum em regiões comerciais e de grande fluxo, onde a demanda por vagas é maior. Para trabalhadores e moradores da capital, a situação é comum e não sofre intervenção pela falta de fiscalização das autoridades.
Ilegalidade e tolerância
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em áreas públicas é direito de todo cidadão, e a apropriação indevida de vagas pode configurar infração. Apesar disso, a atuação dos flanelinhas segue sendo tolerada em muitos pontos da cidade, sendo alvo apenas de operações pontuais realizadas por órgãos de segurança e fiscalização.
A ausência de ações das autoridades deixa motoristas reféns de represálias e ameaças, o que leva muitos a ceder à cobrança, sendo extorquidos.