• 26 de agosto de 2025

Morre aos 71 anos Mestre Damasceno; governo decreta luto oficial

Marcelo Seabra/Agência Pará

O carimbó perdeu nesta terça-feira (26), uma de suas figuras mais emblemáticas. Mestre Damasceno faleceu aos 71 anos, em Belém, em decorrência de pneumonia e insuficiência renal. Ele esteve internado no Hospital Ophir Loyola desde o dia 6 de agosto e também enfrentava um câncer em estágio de metástase.

As redes sociais do artista confirmaram a morte em nota oficial. “Figura essencial da cultura paraense e amazônica, Mestre Damasceno deixa um legado de saberes, histórias e ensinamentos que marcaram a vida de todos que tiveram a honra de conviver com ele”, diz o post.

Damasceno Gregório dos Santos morreu no Dia Municipal do Carimbó, data que também homenageia o nascimento do Mestre Verequete. Ele chegou a ficar hospitalizado em Salvaterra, onde morava, e no Hospital Jean Bittar, na capital paraense.

Com mais de 400 canções compostas, Mestre Damasceno recebeu em 2024 a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta honraria do Ministério da Cultura. Em 2023, ele desfilou na Marquês de Sapucaí pela escola Paraíso do Tuiuti, com um samba-enredo inspirado na chegada dos búfalos à Ilha de Marajó. Este ano, ele chegou a integrar o desfile da Grande Rio, assinando, junto a parceiros paraenses, o samba-enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos meus Encantos nas Contas dos Curimbós”.

O Governo do Pará declarou luto oficial de três dias, a partir de terça, em razão do falecimento do artista. “É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte do querido Mestre Damasceno. Foi uma honra homenageá-lo em vida na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes deste ano. Seu legado na cultura paraense é imensurável e seguirá tocando gerações. Meus sentimentos aos fãs, amigos e familiares. Que Deus os conforte neste momento de dor”, lamentou o governador Helder Barbalho.

Relacionadas

Lula se reúne com a sociedade civil em Belém e defende caminho para o fim dos fósseis em documento final da COP30

Lula se reúne com a sociedade civil em Belém…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira com membros da sociedade civil em Belém. Estavam presentes cientistas, representantes…
“O mundo está observando”: mensagem final de Simon Stiell marca encerramento da Ação Climática na COP30

“O mundo está observando”: mensagem final de Simon Stiell…

“O mundo está observando.” A frase, dita pelo Secretário-Executivo da ONU para Mudanças Climáticas, Simon Stiell, guiou o tom de seu…
Remo é confirmado na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

Remo é confirmado na Copa São Paulo de Futebol…

O Remo garantiu presença na 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos torneios de base mais importantes…