• 21 de agosto de 2025

Polícia prende integrante de facção criminosa que monitorava policiais em Belém

Reprodução: PCPA.

A Polícia Civil do Pará prendeu, nesta terça-feira (19), um homem por associação para organização criminosa e apreendeu cinco câmeras de monitoramento clandestinas instaladas em pontos estratégicos do bairro do Guamá, em Belém. Os equipamentos, segundo as investigações, eram usados por uma facção criminosa para acompanhar a movimentação policial na região.

Operação e apreensão

A ação foi coordenada pela Seccional Urbana do Guamá, com apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP). Três câmeras estavam fixadas em um poste de energia elétrica, na passagem Sururina, próximo às passagens Ezeriel e Liberato de Castro. Outras duas foram localizadas em imóveis da área: uma no alto de uma pastelaria e outra em uma esquina da passagem Alegre com a avenida Barão de Igarapé Miri — todos locais próximos à residência do suspeito preso.

Segundo o delegado Márcio Cavalcante, os equipamentos estavam ligados a um traficante considerado um dos líderes da facção criminosa e atualmente foragido no Rio de Janeiro.

Imagem reprodução: PCPA.

Monitoramento da polícia

De acordo com o delegado Daniel Castro, titular da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), as câmeras tinham como objetivo alertar sobre a chegada de viaturas e operações policiais.

“Foi possível verificar que até a atuação dos nossos agentes estava sendo monitorada. Após a apreensão, os equipamentos foram encaminhados para perícia técnica”, destacou o delegado.

Prisão em flagrante

O homem preso foi autuado em flagrante por associação para organização criminosa, com base no Artigo 2º da Lei nº 12.850/2013. Ele permanece à disposição da Justiça.

Impacto contra o crime organizado

Para a Polícia Civil, a operação representa um avanço no enfrentamento às facções em Belém.

“A retirada desses equipamentos e a prisão do indivíduo causaram um impacto significativo na estrutura da facção que atua na área, desarticulando um dos seus principais mecanismos de vigilância e aumentando a segurança da comunidade”, afirmou o delegado Márcio Cavalcante.

Imagem reprodução: PCPA.

Relacionadas

Lula se reúne com a sociedade civil em Belém e defende caminho para o fim dos fósseis em documento final da COP30

Lula se reúne com a sociedade civil em Belém…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira com membros da sociedade civil em Belém. Estavam presentes cientistas, representantes…
“O mundo está observando”: mensagem final de Simon Stiell marca encerramento da Ação Climática na COP30

“O mundo está observando”: mensagem final de Simon Stiell…

“O mundo está observando.” A frase, dita pelo Secretário-Executivo da ONU para Mudanças Climáticas, Simon Stiell, guiou o tom de seu…
Remo é confirmado na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

Remo é confirmado na Copa São Paulo de Futebol…

O Remo garantiu presença na 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos torneios de base mais importantes…