- 13 de agosto de 2025
Helder Barbalho recebe embaixador da China e anuncia medida inédita para o setor pecuário
O governador do estado, Helder Barbalho, recebeu nesta terça-feira (12) o embaixador da China, Zhu Qingqiao, em Belém. Na visita, ambos trataram sobre parcerias econômicas e abertura de novos mercados.
Com o objetivo de ampliar laços com o gigante asiático, Helder frisou que a China já é o maior parceiro comercial do Pará, representando mais de 50% das exportações. O governador apresentou ao embaixador o panorama econômico estadual, incluindo a produção de aço, rastreabilidade bovina e pecuária sustentável. Também destacou a importância da parceria no que é considerada a segunda potência econômica do mundo.
Medida inédita no Pará
Ainda, Helder destacou uma medida inédita para o setor pecuário no estado. “Queremos, cada vez mais, fortalecer esta relação comercial e diplomática. Sabemos que a China sinaliza em convergência com esta iniciativa já implementada aqui no Estado da rastreabilidade bovina. O Pará tem o compromisso de, até 2026, ter 100% da nossa pecuária rastreada individualmente”, afirmou.
Zhu Qingqiao também destacou o amplo potencial da China, principalmente como consumidora de carne e grande investidora em modais e infraestrutura para expandir a atividade comercial. Ele ressaltou ainda que o comércio chinês se preocupa com as mudanças climáticas. “A nossa tarefa principal, para a China e para o Brasil, é buscar o desenvolvimento mais sustentável. E o Pará já deu um passo importante ao tentar exportar 100% de carne rastreada. Acho que o Pará tem muitas vantagens para aumentar ainda mais essa relação econômica com a China. Os êxitos conseguidos pelo Estado no setor de transformação, com desenvolvimento verde e proteção ao meio ambiente, e especialmente para impulsionar essa sustentabilidade do desenvolvimento social”, frisou.
COP30
A COP30 também foi abordada no encontro. Helder Barbalho detalhou o legado que o evento trará para a região. Segundo o governador, “neste momento que antecede a COP30, nós, no âmbito local, estamos trabalhando arduamente com a oportunidade de sediarmos este que é o maior evento de mudanças climáticas do mundo, com a preparação da nossa cidade, com transformações urbanas importantes, que resultam em legados estratégicos para a nossa capital”.