• 31 de julho de 2025

MPF denuncia ‘limpeza social’ em Belém às vésperas da COP30

Agência Belém

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou uma denúncia contra a Prefeitura Municipal de Belém. Em documento divulgado nesta semana, o órgão afirma que a gestão omite informações, apresenta dados incorretos e ainda realiza medidas higienistas contra a população em situação de rua. Nas vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o MPF ressalta que pode estar havendo uma espécie de “limpeza social” na capital paraense.

O órgão também recorreu à aplicação de multas à Fundação Papa João XXIII (Funpapa) no que se trata dos direitos das pessoas que vivem na escadaria dos correios, na Avenida Pres. Vargas. No pedido, o MPF requereu que o município faça, em até 15 dias, a contagem oficial da população em situação de rua, comprove os atendimentos realizados, além de tomar medidas emergenciais para o acolhimento das pessoas na escadaria dos Correios.

Ainda, a ação destaca indícios de remoções forçadas, uso de arquitetura hostil, entre outras práticas que visam disfarçar a presença destas pessoas na capital paraense. No documento, o MPF destaca que a Prefeitura apresentou informações falsas à Justiça sobre o número de vagas disponíveis em abrigos. O município afirma ter 90, mas inspeções realizadas constataram apenas 40 – número considerado insuficiente para atender pessoas em condição de rua, num total de menos de 5% do todo. Hoje, Belém possui uma estimativa de 2.500 a 3.000 pessoas que vivem em situação de rua.

Diante do agravamento da situação, o MPF aplicou uma multa ao município e à Fundação no valor de R$ 10 mil por dia, além de um prazo de 15 dias para apresentar medidas efetivas para acolhimento e assistência.

Relacionadas

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento facial; saiba como se cadastrar

Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento…

O Estádio do Mangueirão, em Belém, agora possui 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso. Os equipamentos foram instalados…
UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada gratuita de absorventes, pelo Farmácia Popular

UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada…

Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belém agora podem retirar absorventes gratuitamente de forma mais rápida e acessível, nas Unidades…
Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em protesto contra dragagem do rio Tapajós

Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em…

Indígenas de cerca de 14 etnias ocupam desde sexta-feira (23) as instalações da multinacional Cargill, em Santarém, no oeste do Pará,…