- 11 de novembro de 2025
41% acham que COP30 vai trazer resultados positivos para o Brasil, diz Quaest
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (11) pela Quaest aponta que o Brasil está dividido sobre os efeitos da COP30: 41% dos entrevistados acreditam que a conferência do clima trará resultados positivos para o país, enquanto outros 41% acham que o evento não fará diferença.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 6 e 9 de novembro — antes do início da COP30 em Belém do Pará. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A COP30 é a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre mudanças climáticas, evento que reúne representantes de 197 países, além de diplomatas, cientistas, sociedade civil e entidades privadas, para discutir soluções diante da crise climática global.
Além da percepção sobre a conferência, a pesquisa também investigou a opinião dos brasileiros sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial — faixa do litoral que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. O apoio à atividade subiu de 26% em outubro para 42% em novembro, enquanto a rejeição caiu de 70% para 49%.
Os que não souberam ou preferiram não responder somam 9%, ante 4% no mês anterior.
A Margem Equatorial vem ganhando destaque após o Ibama conceder, em outubro, licença à Petrobras para perfurar um poço na Foz do Amazonas. O projeto é visto pela estatal como uma nova fronteira energética promissora, mas tem sido alvo de críticas de ambientalistas pela proximidade com áreas de alta biodiversidade.