- 19 de fevereiro de 2026
“3 Obás de Xangô”: filme que celebra a amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé será exibido neste sábado (21) na GloboNews
Após mais de 14 semanas em cartaz, o documentário “3 Obás de Xangô” será exibido no próximo sábado (21), às 23h, na GloboNews. O filme, dirigido por Sérgio Machado (“Arca de Noé”, “Maria e o Cangaço”, “Cidade Baixa”) mostra a forte amizade existente entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, artistas considerados fundamentais na cultura baiana e brasileira. O projeto tem a narração do ator Lázaro Ramos, em uma produção que une arte e espiritualidade.
Será uma oportunidade única de assistir ao projeto, já que ele não possui previsão de entrar em plataformas de streaming. A exibição ocorre justamente no período simbólico que encerra o Carnaval, uma vez que o longa mostra a força criativa do cenário cultural por meio destes três nomes.
Em 2024, “3 Obás de Xangô” foi eleito melhor filme na Mostra de Cinema de Tiradentes, além de ganhar o Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio 2024 e, na Mostra de São Paulo, o Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro.
Aclamado em sessões exibidas em cidades como Salvador e São Paulo, a produção superou as expectativas desde sua estreia e teve a 3ª maior bilheteria de documentários em 2025. Agora, ao chegar na TV por assinatura, “3 Obás de Xangô” amplia seu alcance ao apresentar a amizade incondicional dessas figuras indispensáveis na cultura nacional.
Sinopse
“3 Obás de Xangô” gira em torno da amizade incondicional de Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, artistas que foram os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até os dias de hoje. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar.