- 13 de fevereiro de 2026
148 anos de arte e história: Theatro da Paz celebra com programação aberta à população
A maior casa de espetáculos do Pará, o Theatro da Paz, celebra seus 148 anos no próximo domingo (15), e quem recebe o presente é o público, com uma programação especial de visitas guiadas gratuitas. A iniciativa convida o público a conhecer de perto a história, a arquitetura e os bastidores de um dos principais patrimônios culturais da região Norte, promovendo diálogo e interação ao longo do percurso pelos espaços mais emblemáticos do teatro.
As visitações seguirão gratuitas até o dia 15, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h, com intervalos de uma hora. A proposta, segundo a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, é reforçar o compromisso do Governo do Pará com a democratização do acesso ao patrimônio histórico e artístico. Ela destacou ainda que 2025 marcou a oficialização da candidatura dos Teatros da Amazônia à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, projetando a cultura paraense de forma internacional.
Fundado em 15 de fevereiro de 1878, durante o auge do ciclo da borracha, o Theatro da Paz mantém características originais que impressionam em sua grandiosidade. A acústica refinada, os lustres de cristal, o piso em mosaico de madeiras nobres, os afrescos no teto e nas paredes, além de obras de arte e detalhes decorativos revestidos com folhas de ouro, fazem do espaço um dos Teatros-Monumentos do Brasil. O local abriga ainda os corpos artísticos Amazônia Jazz Band (AJB) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).
Em 2025, o equipamento cultural recebeu mais de 70 mil pessoas em 180 espetáculos. Somente os concertos da AJB e da OSTP reuniram cerca de 14 mil espectadores. Além da programação no teatro, os grupos também se apresentaram em espaços como as Usinas da Paz, escolas públicas, na Nova Doca, no Parque da Cidade e em municípios do interior do Estado, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo a presença artística em diferentes territórios do Pará.